O sinal WOW! – contato extraterrestre?

A existência de vida extraterrestre é um dos principais mistérios da humanidade. Muito se sonhou, especulou e se fantasiou em relação a essa possibilidade. Não estaríamos sós? A discussão se reacendeu nos últimos dias (abril de 2015), depois que a NASA anunciou que até 2025 será possível comprovar a existência de vida extraterrestre.

O sinal WOW!

Com isso, a agência norte-americana não quer dizer que encontraremos seres com formas humanizadas e inteligentes, mas sim organismos vivos em outras partes do universo. Para a NASA, a existência de vida extraterrestre pode ser considerada fato, já que indícios e probabilidade matemática demonstram esse caminho.

De fato, possíveis contatos do espaço com a Terra já foram documentados pelos cientistas, sendo o mais famoso deles o conhecido como “sinal WOW!). Em 15 de agosto de 1977, Jerry E. Ehman detectou via radiotelescópio um forte sinal recebido do espaço. O sinal era formado por constantes ondas de rádio e comparado com o que somos capazes de produzir enquanto terráqueos, era bem mais forte do que o normal.

O radiotelescópio escaneava o céu quando o computador registrou uma sequência de seis letras e números que durou 72 segundos. Quando viu o sinal impresso em papel Jerry Ehman o marcou com caneta e escreveu ao lado: WOW!

Mensagem codificada
Mensagem codificada

Depois do acontecimento os pesquisadores tentaram vascular a mesma região do céu diversas vezes, mas nenhum sinal similar foi encontrado. O sinal WOW segue sendo um dos maiores mistérios da humanidade. Uma das hipóteses levantada foi a de que o sinal era informação de algum satélite, mas nenhum satélite estava posicionado de forma a ser captado.

Em 2012, durante o aniversário de 35 anos do sinal WOW, cientistas do observatório de Arecibo enviaram uma forte resposta da humanidade na mesma direção de onde veio a mensagem recebida. A mensagem continha mais de 10,000 twitters, vídeos, fotos de artistas da cultura popular. A informação foi organizado de maneira que a vida inteligente que a detectasse compreendesse que ser tratava de uma mensagem intencional enviada por outra cultura.

~ by dineyinsights on December 11, 2015.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: