O cabelo crespo de Madam C. J. Walker

Conheça a primeira negra americana a se tornar milionária pelo seu próprio empreendimento: cosméticos especialmente feitos para cabelos crespos!

Nascida Sarah Breedlove, foi a filha caçula de um casal de escravos, a única que nasceu já sob a lei de emancipação contra a escravidão. Casou-se aos 14 anos para escapar dos maus tratos de um cunhado, e aos 20 já era viúva, com uma filha pequena. Decidida a dar uma educação de qualidade à filha, trabalhou lavando cabelos na barbearia de um dos irmãos, ganhando menos de um dólar por dia. Nesse emprego, fascinou-se com o universo da estética e dos tratamentos capilares.

A própria Sarah sofria de uma queda violenta de cabelo, fruto de caspa e doenças no couro cabeludo. Ela estudou como os negros não tinham acesso a água encanada e condições básicas de higiene, vivendo nas periferias, e por uma questão cultural, não tinham o hábito de lavar sempre o cabelo. Ela criou então uma linha de cosméticos própria, que incluía xampu, uma pomada que auxiliava o crescimento do cabelo e um pente de ferro para escovação. Tudo era vendido por ela, de porta em porta, até criar sua empresa e contratar revendedoras.

Walker criou um método próprio de atrair tanto clientes quanto agentes de vendas, que tornou sua marca popular em todo o país e na América Central. Além de empresária, Walker praticava filantropia, e premiava as funcionárias que contribuíam para o crescimento das comunidades pobres em que viviam. Além de vender e engrandecer sua marca, Walker inspirava confiança e auto estima nas vendedoras, em sua maioria negras e pobres.

Morreu aos 51 anos, vítima de complicações de hipertensão. Seu legado permanece ainda hoje, sendo uma das primeiras cabeleireiras a pensar na recuperação da saúde e valorização da beleza do cabelo crespo.

~ by dineyinsights on December 3, 2015.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: