Entenda o conflito entra a Russia e a Ucrania de uma forma bem simples

Entenda o conflito entra a Russia e a Ucrania de uma forma bem simples

Durante a Guerra Civil Russa (1918-1922) o poder na península mudou de mão várias vezes, ao final do conflito foi formada a República Autônoma Socialista da Crimeia que, em 1922, aderiu à União Soviética3 .

A Crimeia foi palco de uma das mais sangrentas batalhas da Grande Guerra Patriótica (Segunda Guerra Mundial). Os invasores alemães tiveram inúmeras perdas quando tentaram avançar através do istmo ligando a Crimeia à Ucrânia, em Perekop, no verão de 1941. Quando finalmente conseguiram atravessar, os alemães ocuparam a maior parte da Crimeia, com exceção da cidade de Sebastopol (Cidade Heróica). Sebastopol resistiu heroicamente de Outubro de 1941 até 4 de Julho de 1942, quando os alemães finalmente capturaram a cidade. As tropas soviéticas conseguiram liberar Sebastopol somente em 1944.

Em 1944, com a retomada da Crimeia por forças soviéticas, foram deportados tártaros, armênios, búlgaros e gregos residentes na península, sob a acusação de terem colaborado com a ocupação nazista3 . Estima-se que 46% desses deportados tenham morrido de fome e doenças. Em 1989, a deportação foi declarada ilegal3 .

Decidiu-se que parte da água do Lago da Hidrelétrica de Kakhovka não seria utilizada para gerar eletricidade, mas para irrigar as terras áridas do sul da Ucrânia e da Crimeia.

No final de 1953, teve início a construção de irrigação levando a água do lago da hidrelétrica de Kakhovka para o norte da Crimeia, para facilitar a administração dessa construção, foi sugerido que a Crimeia passasse a ser parte da RSS da Ucrânia2 .

Em fevereiro de 1954, Khrushchov, aproveitando também a ocasião das comemorações dos 300 anos do Tratado de Pereyaslav, acatou a sugestão, e a Crimeia deixou de ser parte da República Socialista Federada Soviética da Rússia, para passar a integrar a RSS da Ucrânia 2 4 . Com o colapso da União Soviética, a Crimeia tornou-se parte da recém independente Ucrânia, uma situação ressentida por parte da população de maioria russa e causadora de tensões entre a Rússia e a Ucrânia. Com a Frota do Mar Negro baseada na península, houve apreensões de conflito armado.

~ by dineyinsights on July 19, 2015.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: