Como se esquentar no inverno chinês.

Tradicional Medicina Chinesa, e a importância de nos alimentarmos e adaptarmos nosso corpo a cada estação. E o chinês leva isso muito à sério, principalmente no que se refere a se manter quente no inverno.

Isso porque a maioria da China tem um inverno bem rigoroso, podendo no norte chegar até os -40°C. Onde vivo hoje, Shanghai, não é tão frio como a primeira cidade que moramos, Chang Chun. As temperaturas aqui ficam próximas de O°C, geralmente positivos.

Ai as ruas são geladas e você se agasalha. Entra nas lojas e nos shoppings a temperatura do aquecedor fica em 28°C e a gente morre de calor e arranca os casacos. E os chineses olham para nós como se fôssemos ETs, porque eles continuam com aquele monte de casacos. Realmente não entendo muito isso…

Bom, mas por isso mesmo, e pela prática da TCM ou da cultura popular (as vezes as duas se misturam…) o chinês tem uma preocupação imensa em manter o corpo aquecido sempre. E para isso usam vários utensílios para driblar o frio.

Alguns são realmente super interessantes, outros acho um pouco de exagero, mas tudo que está aqui, tem para vender no taobao (inclusive a maioria das fotos que uso aqui são do site), e a maioria das coisas eu já vi nas ruas também.

E aqui em Shanghai como o frio não é extremo, o governo não dá aquecimento gratuito no alto inverno. Como nem todo mundo quer/pode arcar com o custo de um aparelho de aquecimento para a casa toda, esses utensílios são mais comuns nas lojas de rua e nos supermercados. Ah, e no taobao, claro…

Cobertores elétricos, pijamas que parecem ter sido feitos de edredon, aquecedores de todos os tipo, botas térmicas e outras coisinhas mais.

10891818_892806754086874_2966606016142083047_n

 

Agora, esse pote parece mas não é para chá. Ele é cheio de água quente e as pessoas seguram nas mãos para aquecer. Tem o mesmo uso das atuais bolsas térmicas, mas eles existem desde de a antiguidade e tem uns mais lindos que os outros.

Slide2

 

E a comida também entra nessa lista, claro. É difícil de encontrar sucos para vender nas ruas e frutas para comer na hora (porque lojas de frutas tem aos montes e aqui é época do morango…yummy…). Mas o que você encontra em cada esquina quando começa a esfriar são os carrinhos de batata doce assadas, que misteriosamente somem no verão…rs.

cristina lasa´ponara

 

~ by dineyinsights on February 25, 2015.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: