China mostra um legado interessante para o Brasil.

China e futebol. Hoje, são sinônimos. Antigamente, não chegava nem perto.
Os chineses são apaixonados por futebol. A cultura de lá é diferente daqui, obviamente. Lá, eles apostam no Xadrez, um esporte cujo não é muito praticado aqui. Na China Antiga, por volta de 3000 a.C, os militares chineses praticavam um jogo que na verdade era um treino militar. Após as guerras, formavam equipes para chutar a cabeça dos soldados inimigos. A cabeça, hoje, é a bola.
A seleção chinesa de futebol foi oficialmente fundada em 1924 e afiliou-se à FIFA em 1931. Sua primeira participação em Copas do Mundo foi em 2002. Na competição nacional, são 18 equipes participantes. As mais principais são o Shandong Luneng, Shangai Shenua e Guangzhou Evergrande.
Os jogadores brasileiros estão migrando para o lado de lá. O investimento no esporte é astronômico. Mas isso ocorre porque o país cresce muito no setor econômico.
Com tanto dinheiro que os donos dessas equipes ganham, eles olham muito bem para o Brasil. Pois eles sabem que aqui é o país do futebol.
Não é à toa que muitos jogadores saíram daqui e migraram para o outro lado do planeta. Caso de Vagner Love, Aloísio, Júnior Urso, Elkeson, Paulo André. Além disso, temos o técnico Cuca treinando o Shandong Luneng. Juvenal Juvêncio, hoje presidente do São Paulo, pode ser o novo comandante administrativo da equipe chinesa. Basta aceitar a proposta. Hernane Brocador quase foi para lá, mas os chineses não cumpriram o acordo, e ele ficou no Flamengo.
A Rússia também aposta bilhões nesse mercado futebolístico. Zenit e CSKA Moscou são bons exemplos. Hoje, alguns jogos desse campeonato são televisionados. Fato histórico.
Porém, algo deve ser analisado fria e calmamente: como a China cresceu tanto no futebol? Seria um investimento pesado que o país faz para se desenvolver no futebol, e isso atrai também os criminosos que querem se aproveitar disso, ou nada mais é do que uma grande lavanderia de dinheiro? 
 
Mais estranho seria se houvessem casos de corrupção num país tão autoritário. Difícil saber. Todavia, o mais certo a se dizer é que os chineses estão desfrutando do melhor esporte. E do melhor dinheiro. Afinal, lá tem padrão Fifa, e não é só nos estádios, que possuem uma média de 50.000 lugares. Lá, o sistema educacional, da saúde, segurança e dos transportes é de dar inveja em qualquer um. 
 
Aprendam com eles essas questões citadas acima. Pois eles estão aprendendo com a gente a desenvolver um bom futebol para todos.

~ by dineyinsights on January 5, 2015.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: