O Fudô-Myoo do Japão atual…

Nesta imagem satírica de Kawanabe Kyosai, datada de 1874 e, ironicamente, chamada de “A Iluminação de Fudô-Myoo” podemos ver uma aguda crítica aos novos e “avançados” costumes do clero budista japonês.
Fudô-Myoo está sentado lendo um livro sobre os novos costumes ocidentais modernos. Acima dele, pendurado em sua espada vajra, está um BALDE d´água, sendo aquecido pelas chamas emitidas por Fudô. Seu assistente, Seitaka Dôji, está cortando a carne de um javali (cuja perna, parcialmente coberta de pêlos e com parte do osso à mostra, pode ser vista pendurada ao lado de Seitaka Dôji) que será cozido no caldeirão de água fervendo. Kongara Dôji aquece uma garrafa de sakê em um pequeno bule, nas mesmas chamas em que o balde está sendo aquecido.
Ou seja, para o clero japonês, a grande “iluminação” foi passar a comer carne e consumir álcool, o que é proibido pelos preceitos.
Essa imagem devia substituir as imagens de Fudô-Myoo em todos os templos japoneses cujos sacerdotes comem carne e bebem álcool.

~ by dineyinsights on October 29, 2014.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: