Mulheres na China: o céu é o limite, mas não é bem o paraíso

As mulheres correspondem a 49% da população da China e 46% da sua força de trabalho, uma proporção maior do que em muitos países ocidentais. Em grande parte isso se deve ao fato de que Mao Zedong, que disse a famosa frase “as mulheres seguram metade do céu”, as via como um recurso e lançou uma campanha para fazer com que fossem trabalhar fora de casa. A China é geralmente considerada mais aberta às mulheres do que outros países do Leste Asiático, com Taiwan um pouco atrás, a Coreia do Sul ainda mais, e o Japão sendo o pior. E suas mulheres esperam ser levadas a sério; como colocou uma banqueira de investimentos chinesa, “nós não parecemos nem um pouco mais mansas”.
Hordas de jovens chinesas estão saindo do interior do país e lotando as fábricas de eletrônicos no cada vez mais efervescente litoral, levando vidas miseráveis, mas ganhando mais dinheiro do que seus pais jamais sonharam. Outras vão para as universidades, na China ou em outros países, e se formam em proporção praticamente igual aos homens. E uma vez tendo passado pelo altamente competitivo sistema educacional chinês, elas querem entrar em uma carreira e começar a subir. As oportunidades estão lá.
É difícil ver como essas formidáveis mulheres chinesas podem encaixar filhos em suas vidas inacreditavelmente atarefadas, mas a maior parte consegue. Elas têm direito a (mas nem sempre ganham) três meses remunerados de licença maternidade e geralmente voltam a trabalhar depois. Isso é tornado um pouco mais fácil por uma grande vantagem que elas têm sobre a maior parte das mulheres que trabalham no Ocidente: avós participativos. A geração mais velha tradicionalmente sempre teve um papel importante na criação das crianças na China, e ainda tem.

~ by dineyinsights on September 19, 2014.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: