Sun Bin e suas taticas de guerra

EXISTEM 6 MANEIRAS DE ESCOLHER AS PESSOAS PARA EXERCER O COMANDO:

ENRIQUECÊ-LOS E OBSERVAR SE INIBEM-SE DA MÁ CONDUTA PARA PROVAR A SUA HUMANIDADE.

ENOBRECÊ-LOS E VER SE TEM SOBERANIA PARA PROVAR SEU SENTIDO DE JUSTIÇA.

COLOCÁ-LOS EM PERIGO E VER SE NÃO SE ASSUSTAM PARA PROVAREM O SEU VALOR.

TENTÁ-LOS, PARA PROVAR SUA CONFIANÇA.

DAR-LHES RESPONSABILIDADES, PARA VER SE TEM COMPORTAMENTO DESPÓTICO, PARA PROVAR SUA LEALDADE.

CANSÁ-LOS, PARA VER SE PERMANECEM INCANSÁVEIS, PARA PROVAR COMO ABORDAM ESTRATEGICAMENTE OS PROBLEMAS.

Sun Bin, descendente direto de SUN TZU, autor de “A Arte da Contenda” e escrito um século depois, pode-se considerar uma continuação do mesmo. Mesmo que já eram conhecidos alguns fragmentos, foi em 1972 quando foi encontrado o texto desta obra (ARTIGO: OS 7 PRINCÍPIOS).

 

Mascara antiga utilizada pelos guerreiros chineses

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O QUE DEVO FAZER SE SOU MAIS FORTE E DISPONHO DE MAIS FORÇAS QUE MEU INIMIGO?: Esta é a pergunta de uma pessoa inteligente. Quando tuas forças são maiores e mais poderosas, mas todavia perguntas como usá-las, esta é a maneira de garantir a segurança de tua nação. Muda o comando por uma força auxiliar. Desordene a tropa em filas confusas, para que o adversário fique confiante e então seguramente entrará em batalha.
.
O QUE DEVO FAZER QUANDO O INIMIGO É MAIS FORTE E NUMEROSO QUE EU?: Ordene que a vanguarda retroceda, assegurando-se de esconder a retaguarda, de maneira que a vanguarda retire-se em segurança. Mostre as armas de longo alcance na linha de frente, as armas curtas atrás, com arqueiros para apoiar uma prisão sustenido. Faça com que a força principal fique imóvel e espere para ver o que o inimigo pode fazer.
.
COMO SE DEVE ATACAR OS QUE ESTÃO DESESPERADOS?: Espere até que encontrem um meio de sobreviver.

.

COMO SE ATACA A FORÇAS IGUAIS?: Precisa confundi-las e dividi-las. Concentrar as tropas para separar o inimigo sem que ele se dê conta do que está acontecendo. No entanto não se divida, assente-te e não se mova; não lute quando não há dúvidas.
.
EXISTE ALGUMA MANEIRA DE ATACAR UMA FORÇA DEZ VEZES MAIOR QUE A MINHA?: Sim. Ataque quando não estão preparados, aja quando menos esperem.
.
COMO POSSO FAZER COM QUE MEU EXÉRCITO SIGA AS ORDENS DE UMA MANEIRA HABITUAL?: Seja digno de confiança de maneira habitual.
.
SÃO PONTOS CRÍTICOS AS RECOMPENSAS E OS CASTIGOS PARA OS GUERREIROS?: Não. As recompensas como meios de alentar as tropas, de fazer que os que lutam não se preocupem com a morte. Os castigos são meios de corrigir a desordem fazendo que as tropas respeitem a autoridade. Ambos podem reforçar a oportunidade da vitória, mas não são os elementos cruciais.
.
SÃO PONTOS CRÍTICOS PARA A ARTE DE GUERREAR, O PLANEJAMENTO, O IMPULSO, A ESTRATÉGIA E O ENGANO?: Não. O planejamento é um meio de reunir grande número de pessoas. O impulso é utilizado para assegurar que os soldados lutem. A estratégia é um meio de pegar o inimigo desprevenido. O engano é um meio de frustrar a oposição. Todos estes elementos podem aumentar as possibilidades de ganhar, mas não são os elementos cruciais.
.
ENTÃO, O QUE É CRUCIAL?: Avaliar a oposição, imaginar as zonas de perigo, garantir a vigilância do terreno, são os princípios gerais para os chefes. Garantir o teu ataque onde não há defesa é o essencial para a arte da guerra.
.
PARA QUE SÃO OS SOLDADOS RASOS?: Os chefes com conhecimento não esperam o êxito confiando somente nos soldados rasos.

.

UMA MILÍCIA NÃO DEVE CONFIAR EM UMA FORMAÇÃO FIXA: Isto é o que tem sido transmitido pelos sábios da antigüidade. A vitória na guerra é uma maneira de preservar as nações que estão a ponto de perecer e de perpetuar as sociedades que vão morrer, o fracasso na guerra consiste em perder território em vez de ameaçar a soberania. É por isto que deve-se examinar os assuntos militares.

NO ENTANTO, AQUELES QUE DESFRUTEM DO MILITARISMO PERECERÃO; E AQUELES QUE AMBICIONAM A VITÓRIA SOFRERÃO A DESGRAÇA. A GUERRA NÃO É ALGO PARA DESFRUTAR, A VITÓRIA NÃO DEVE SER UM OBJETO DE AMBIÇÃO.

AJA SOMENTE QUANDO ESTEJA PREPARADO: Quando uma praça é pequena, mas sua defesa é firme, isto significa que tem provisões. Quando há poucos soldados, mas o exército é forte, isto significa que tem sentimento do sentido da luta. Ninguém no mundo pode ser firme e forte se luta sem provisões ou sem o sentimento do sentido da luta.
.

.

OS CONSELHOS A LEMBRAR NA CONTENDA:

.
Quando sabe que os soldados são dignos de confiança, não deixe que outros os atraiam para si. Lute somente quando esteja seguro de ganhar, sem deixar ninguém saber.
.
A capacidade de mover um exército no ato é uma forma de estar preparado contra os que são mais fortes. Uma força expedicionária em movimento e rápida especialmente de tropas treinadas, utiliza-se para se opor a um ataque relâmpago.

OS RICOS NÃO ESTÃO FORÇOSAMENTE SEGUROS

OS POBRES NÃO ESTÃO NECESSARIAMENTE INSEGUROS

A MAIORIA NÃO PREVALECE NECESSARIAMENTE

AS MINORIAS NÃO FRACASSAM FORÇOSAMENTE.

O QUE DETERMINA QUEM GANHA E QUEM PERDE

QUEM ESTÁ SEGURO E QUEM ESTÁ EM PERIGO

É SUA CIÊNCIA, SUA ESTRATÉGIA.

Se o número de teus adversários é maior, mas você é capaz de dividi-los de maneira que não podem ajudar-se uns aos outros, existe uma maneira de ganhar.
.
Os governos inteligentes e os generais com conhecimento da ciência militar devem primeiro se preparar: depois podem conseguir o êxito antes de combater, de maneira que não perdem um possível ganho exitoso depois de lutar. Por isso, quando os guerreiros saem com êxito e voltam sem ser feridos, entendem a arte da guerra.

MESMO QUE UM EXÉRCITO INIMIGO TENHA MUITAS TROPAS, UM EXPERTO PODE DIVIDI-LAS, DE MANEIRA QUE NÃO PODEM AJUDAR-SE ENTRE SI QUANDO SÃO ATACADAS. SE TEU EQUIPAMENTO NÃO É EFICAZ, ENQUANTO QUE INIMIGO ESTÁ BEM PREPARADO, TEU EXÉRCITO SERÁ ESMAGADO.

Os chefes devem ser justos, se não são justos, carecerão de dignidade. Se carecem de dignidade, carecerão de carisma, se carecem de carisma seus soldados não enfrentarão a morte por eles. Por esta razão, a justiça é a cabeça da arte da guerra.
.
Os chefes devem ser humanos, sem não são humanos, suas forças não são eficazes. Se suas forças não são eficazes não conseguem nada. Por isto a humanidade constitui as tripas da arte da guerra. Devem ter integridade, sem integridade não tem poder. Se não tem poder, não podem obter o melhor de seus exércitos. Por isso a integridade é a mão da arte da guerra.

QUALQUER COISA QUE TEM FORMA PODE SER DEFINIDA, E QUALQUER COISA QUE PODE SER DEFINIDA PODE SER VENCIDA.

Quando as pessoas obedecem as normas sem recompensa nem castigo, se trata de ordens que podem executar. Quando os de cima são recompensados e os de baixo são castigados, mais ainda o povo não quer obedecer as ordens. Trata-se de ordens que o povo é incapaz de executar.
.
Quando se pratica constantemente a ordem para educar as pessoas, estas obedecem. Quando não se pratica constantemente a ordem para educar as pessoas, então estas não obedecem. Quando se pratica o ordem constantemente, isto significa que é eficaz para o conjunto.
.
Quando se emprega as pessoas de forma coerente com sua natureza, então as ordens são executadas como uma corrente que flui.
Não deixe que nada te seduza, não deixe que nada te altere. Precisa concentrar-te somente no que é apropriado. Mesmo que sejas sólido, mantenha-se na defensiva, mesmo que seja forte mantenha-se evasivo.Responder a uma maneira com uma maneira é franqueza, responder sem forma a uma forma é surpresa.

OLHE COM OS OLHOS DE TODO MUNDO E NÃO HAVERÁ NADA QUE NÃO POSSA VER.

ESCUTE COM OS OUVIDOS DE TODO MUNDO E NÃO HAVERÁ NADA QUE NÃO POSSA OUVIR.

PENSE COM A MENTE DE TODO O PAÍS E NÃO HAVERÁ NADA QUE NÃO POSSA CONHECER.

~ by dineyinsights on August 23, 2014.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: