Descobertas na China as calças mais velhas do mundo

Arqueólogos que trabalham numa escavação no oeste da China descobriram duas calças de 3.300 anos, que se acredita que sejam as mais velhas do mundo, informou hoje a imprensa de Pequim.

As duas calças teriam pertencido a dois xamãs de uma tribo de nómadas desta zona que hoje corresponde ao centro da região de Xinjiang, informou o jornal China Daily.

As calças de lã decoradas com estampas simétricas foram aparentemente confeccionadas para montar a cavalo, explicaram os arqueólogos membros de uma equipa internacional.

A entreperna, que une os outros dois elementos tecidos, está reforçada, particularidade que reforça a hipótese de que foram inventadas para poder montar a cavalo por um longo tempo.

“Tinham praticamente a forma das calças de hoje”, declarou Lu Enguo, do Instituto de Arqueologia de Xinjiang, citado pelo jornal.

As duas calças foram encontradas em dois túmulos de um cemitério situado perto do oásis de Turfán, uma região deserta conhecida por favorecer a conservação das múmias.

A sua datação por carbono 14 indica que estas calças remontam ao período compreendido entre o século XIII e o X antes de nossa era, quando a prática dos pastores nómadas se propagou pelo leste da Ásia Central, explicaram os investigadores.

No passado, as escavações permitiram descobrir roupas ainda mais antigas – como túnicas ou vestidos – que cobriam a parte inferior do corpo, mas nenhuma destas peças tinha entrepernas.

~ by dineyinsights on August 16, 2014.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: