Comida feita em Óleo de esgoto na China

A cada dia que passa surge uma coisa nojenta na China. É sopa de cobra, morcego, sapo vivo no prato, sangue de cobra puro,insetos no espetinhogente comendo feto humano, carne falsificadaovo falsificado… A cada  novidade gastronômica bizarra, eu acho que “chegamos ao fundo do poço”. Mas ao que parece, o poço não tem fundo. Saca só o grau de bizarrice:

 

 

 

Comida feita em Óleo de esgoto


Capturar
Capturar3

Capturar6

Diariamente, milhões de pessoas se alimentam de “comida de Rua”. Na China então, isso é MEGA comum, e para tudo que é lado tem gente fritando coisas na rua. Realmente, amigos meus que já foram lá dizem que certas comidas de rua na China são deliciosas. Outras, podem causar espanto, porque não estamos acostumados a ver gente vendendo aranha empanada.

 

Capturar1

 

Acontece que para cozinhar, o comerciante de rua muitas vezes usa o chamado “óleo de esgoto”.

Trata-se exatamente do que o nome diz. Esta gordura é coletada no esgoto! Mas não só lá. Eles também compram gorduras de fontes de pouco apetitosas, como graxa de matadouros, subprodutos da limpeza de caixa de gordura dos restaurantes e assim por diante…

Toda essa gordura é processada e vai passar por algumas etapas que as fazem parecer com o óleo convencional.

Tudo começa com um maluquinho como este aqui em baixo, que vai coletar uma lama oleosa de um bueiro de esgoto! A imagem é um frame de um video feito por um morador da cidade de Shenzhen.

Capturar2

 

Capturar4

 

Essa gosma do esgoto vai parar na comida, mas antes, ela segue para um processamento em uma instalação subterrânea escondida dos olhos de curiosos. Ali ela irá ser misturada com outras gorduras animais. Depois de filtrada, será fervida em grandes tonéis.

Capturar5

 

 

 

Tente imaginar o cheiro NAUSEABUNDO desse lugar!

Capturar7

No final do processo, a gordura reciclada é vendida em galões como “óleo de cozinha” e chega aos vendedores ambulantes e proprietários de cafés a céu aberto por uma rede de revenda própria, clandestina. Os ambulantes preferem comprar este óleo porque ele é mais barato e isso lhes permite aumentar suas margens de lucro, historicamente pequenas.

O problema maior com o óleo de esgoto da China, nem é a questão de ser nojento, já que o conceito de coisa nojenta é cultural.

Por exemplo, um judeu pode achar o cúmulo da nojeira comermos a orelha de um porco numa feijoada. Um seguidor do hinduísmo pode vomitar só de imaginar uma picanha sangrenta do seu churrasco. O problema do óleo de esgoto é que como grande parte dele é obtido clandestinamente de esgotos variados, (em boa parte é gordura humana de cabelos e pele que se acumula) ele vem contaminado com diversos metais pesados e outras substâncias, algumas delas cancerígenas, que não são reduzidas no seu “processamento”. Certas substãncias podem até se tornar mais perigosas ainda sob a alta temperatura. Sem falar nas que são adicionadas para “tratar” a gosma.

Aqui podemos ver o video do Óleo de esgoto.

Outras versões de óleo de esgoto utilizam pedaços de carcaças descartadas de animais, gordura animal e peles, órgãos internos, e carne de baixa qualidade ou mesmo pedaços vencidos de carne, a maioria podre,  (é isso que os guardinhas estão destruindo ali no video)  que são cozidas em grandes cubas, a fim de extrair o seu óleo.

É um bom negócio! O óleo de cozinha usado pode ser comprado por entre 859 e 937 dólares por tonelada, enquanto um produto limpo e refinado não sai por menos de 1.560 dólares por tonelada.

Assim, há um grande incentivo econômico para produzir e vender o óleo de esgoto. Estima-se que cerca de um em cada dez pequenos estabelecimentos de alimento da China use óleo de esgoto!

Considerando que é na China, isso é coisa pra dedéu!

Capturar8

O primeiro caso documentado de óleo de esgoto foi relatado em 2000, quando um vendedor de rua foi encontrado vendendo óleo suspeito que ele disse que obteve no lixão de um restaurante.

Em setembro 2012 , uma investigação (ainda em curso) sobre a suspeita de uso de óleo de esgoto como matéria-prima na indústria farmacêutica chinesa foi revelado.

0019b93bd68d0fe11a6501

Trata-se de um problema grave, uma vez que por natureza, a comida chinesa é geralmente muito dependente do óleo.

A China consome cerca de 22,5 milhões de toneladas de óleo de cozinha por ano, e, tanto quanto uma de cada dez refeições dos restaurantes foi feita em óleo de esgoto, diz  He Dongping, professor da Universidade Politécnica de Wuhan, à mídia estatal no ano passado.

Como a maioria dos alimentos são fritos, o impacto do custo do óleo é significativo na planilha de gastos de um empresário. A situação se torna mais grave uma vez que é difícil distinguir óleo de esgoto já processado de óleo legítimo. Água sanitária  é usada para transformar a cor escura do óleo de esgoto processado, clareando-o. Depois, aditivos alcalinos são usados para neutralizar o pH anormal causado pelas elevadas taxas de gorduras animais . Não se sabe ao certo quanta química é empregada na transmutação de óleo de esgoto em óleo vegetal fake.

Capturar9

 

Pode haver de tudo ali dentro, sendo que só agora começaram os testes para saber o que isso pode estar causando nas pessoas que o consomem.

Óleo de esgoto tem demonstrado uma altíssima taxa de toxidade. Os efeitos mais brandos são a diarréia e dor abdominal. Há também relatos de que o consumo a longo prazo desse óleo pode causar câncer de estômago e fígado, bem como deficiências de desenvolvimento em recém-nascidos e crianças.

Capturar10

Testes de algumas amostras de óleo de esgoto apreendidas, revelaram vestígios de hidrocarbonetos aromáticos policíclicos ( PAH), um perigoso poluente orgânico capaz de causar câncer. Há também  aflatoxinas ,  um grupo de micotoxinas produzidas por muitas das espécies do fungo Aspergillus.  Estas substâncias são tóxicas, ligando-se ao DNA das células provocando uma inibição da replicação do DNA. São causadoras de câncer em humanos e outros animais.

Zeng Jing do Hospital da polícia de Guangdong, disse que o  óleo de esgoto  composto de restos de animais,  gordura vegetal e resíduos de óleo refinado passará por ranço, oxidação e decomposição após a contaminação, e produzirá no processo, substâncias tóxicas como o arsênico. Tudo isso será ingerido por pessoas sem imaginar que estão se envenenando.

As autoridades estão empenhadas em desbaratar as quadrilhas do óleo de esgoto. Até o momento, já foram feitas mais de 2.000 prisões, mas apesar disso, é como dizem, o “buraco é mais embaixo”. He  Dongping diz a um entrevistador  do China Youth Daily que  “pode levar dez anos antes de o país solucionar o problema do óleo de esgoto”.

Realmente, não sei onde que este mundo nosso vai parar. Mas uma coisa que eu pensei que é de arrepiar os cabelos é: No Brasil também temos esgoto, ganância e muitas pastelarias! Nada impede que uma pratica similar já esteja ocorrendo por aqui.

Bom apetite!

~ by dineyinsights on June 28, 2014.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: