QUE SIGNIFICADO TEM O AMARELO NA CHINA

Figura do dragão feito de fios de ouro

Na China, o amarelo, huang, sempre foi considerado uma cor nobre. Na Antiguidade, o telhado dos palácios imperiais, a roupa dos imperadores e suas coroas eram de ouro colorido. Nos tempos atuais, as cinco estrelas na bandeira nacional do país também são da cor de ouro.
O amarelo era a cor da família imperial e a sua utilização era proibida para a população comum, exceto na religião budista. Para o budismo, o amarelo é uma cor invulgar e requintada. Os templos, estátuas, vestimentas e objetos religiosos são em amarelo claro.
O amarelo lembra o sol e o ouro. Para os chineses, o amarelo simboliza terra, colheita, riqueza e calor. É uma cor que estimula as pessoas a imaginarem clareza, esperança, nobreza, felicidade e prosperidade.
O rio Amarelo, a terra amarela (loess), a raça amarela, o dragão amarelo, o imperador Amarelo são exemplos de termos relacionados a esta cor e refletem características nítidas da cultura chinesa.
Na china, a adoração pela cor amarela vem do pensamento dos primeiros agricultores sobre “culto a terra”. De acordo com a teoria do yin-yang, o amarelo representa a terra entre os cinco elementos (água, fogo, madeira, metal e terra), que está localizada no centro do universo. Anteriormente, acreditava-se que o império unificado se localizava no centro da terra  e os pequenos reinos de diferentes raças estavam espalhados ao redor. Por causa disso, o amarelo se tornou um símbolo da legitimidade, algo digno de adoração, que justificava o governo do soberano. Além disso segundo a mitologia antiga, o sangue do dragão derramado em batalha era amarelo. Como o dragão simbolizava o soberano, o amarelo passou a ser associado com o soberano, indicando o seu poder sagrado e inviolável.
Retrato do imperador Kangxi da dinastia Qing
Devido à semelhança com o ouro, o amarelo também simboliza riqueza. Na China de hoje, os ornamentos de ouro em hotéis e restaurantes representam luxo e honra. As joias de ouro significam riqueza e nobreza.
O amarelo nem sempre significa felicidade. Por exemplo, a expressão huangquan em chinês submundo. Nos funerais tradicionais, são indispensáveis as cores branca e amarela e a flor de crisântemo é sempre escolhida para decoração. Na ópera de Beijing, o amarelo representa violência e ferocidade. Atualmente também se usa a cor amarela para qualificar e classificar produtos, como livros, revistas, áudio e vídeo, que possuem conteúdos de violência e pornografia.

~ by dineyinsights on June 6, 2014.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: