Ankh

Ankh

ankhcover
O Ankh, também conhecido como “Chave da Vida” ou “Cruz Ansata” é o antigo símbolo egípcio para a vida eterna. Segundo o Livro dos Mortos, o Ankh é a Chave da Vida e um dos mais importantes símbolos da Antiguidade.

Existem muitas teorias sobre a origem deste símbolo. Uma delas explica que o arco superior representa o Sol sobre o horizonte, como alusão ao renascimento. O eixo vertical representa a energia positiva, masculina, Yang e o eixo horizontal representa a energia negativa, feminina, Yin. A combinação destas duas forças faz do Ankh um símbolo de fertilidade, poder criativo e vida.

O Ankh aparece nas colunas de Karnac e em quase todos os monumentos do Antigo Egipto. É representado em peças de artesanato, esculturas, baixos-relevos e pinturas murais, por vezes sendo oferecido ao faraó por uma divindade. Como peça de joalharia, costuma ser feito em ouro, metal atribuído ao Sol. Também é frequente o seu uso como símbolo de meditação, desenhado em papiro ou pergaminho e ilustrado com cores intensas.

Graças a ser um símbolo tão antigo e tão poderoso, foi adoptado por várias tradições ao longo dos tempos. Assim temos algumas derivações do Ankh usado pelos Rosacruzes e pelos Cristãos Coptos como símbolo da ressurreição de Cristo.

Como talismã, o Ankh é usado para protecção, fertilidade e ainda para simbolizar a imortalidade e o sagrado.

~ by dineyinsights on May 24, 2014.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: