Nunchaku

Em Okinawa a realidade era um pouco mais dura. Devido à proibição do uso de espadas, a população local não dispunha de meios óbvios de se defender de seus opressores (o próprio governo que proibiu as armas, por sinal). Como qualquer coisa na mão se torna uma arma em potencial, os camponeses tiveram a ideia de utilizar suas ferramentas agrícolas. Dessa forma, adaptaram o uso de diversos utensílios, sendo alguns discutidos aqui, a seguir.

Sai []: espécie de adaga com três pontas, normalmente utilizada em pares, escondendo-se uma terceira nas costas. Antes de se tornar uma arma, era utilizada para fixar redes de pesca no chão, além de auxiliar na construção de cercas e medição de troncos (não me pergunte como). 

Nunchaku [両節棍]: dois bastões unidos por uma corda ou corrente. Era utilizado como parte do freio de cavalo em carroças e como ferramenta para debulhar o arroz colhido.

Tonfa [旋棍]: similar ao popular cacetete, utilizado pelos policiais brasileiros, é confeccionada em madeira. Em Okinawa era uma alça, parte do moedor de arroz, também utilizada para bater os grãos e retirar a casca.

Bō [] ou Kon []: clássico bastão, que em Okinawa era uma espécie de vara utilizada para transportar baldes de água e outros tipos de carga. Normalmente era uma vara de bambu ou algum outro pedaço de madeira comprido.

Kama []: é uma espécie de foice curta, para utilizar com apenas uma mão. Era utilizada para cortar grama ou cana-de-açúcar.

Existem muitos outros tipos de armas, como os Uēku (remos de barco), a Jiifā (espécie de punhal rudimentar e longo), Tinbē e Rōchin (alabarda e escudo, o qual poderia ser um casco de tartaruga), o Tekkō (tipo de soqueira de ferro), entre muitos outros.

Imagem

~ by dineyinsights on April 25, 2014.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: