Os famosos Ovos Pretos de Owakudani

Kuro Tamago (Ovo Preto Owakudani)

Kuro Tamago (Ovo Preto de Owakudani)
Owakudani é uma região vulcânica localizado em Hakone, província de Kanagawa, muito conhecido no Japão por suas águas termais. Mas além das suas águas termais, há outra razão responsável por atrair uma multidão ao local. É o Kuro Tamago (ovo preto), um alimento muito popular na região. A razão dos ovos terem esta cor negra é porque são cozidos em águas vulcânicas compostas por enxofre.

A procura é tão grande que existem filas gigantescas do lado de fora de qualquer uma das lojas que vendem o Kuro Tamago em Owakudani. Eles são normalmente vendidos em embalagens com 5 ovos por míseros 500 ienes (cerca de 10 reais). Mas você deve estar se perguntando por qual razão o Kuro Tamago é tão popular, mesmo tendo esse aspecto no mínimo estranho, não é mesmo?

 

Kuro Tamago (Ovo Preto de Owakudani)
 por causa de uma lenda antiga que diz que se uma pessoa comer um Kuro Tamago, prolongará sua vida por mais 7 anos. Melhor ainda se comer dois Kuro Tamago: Serão 14 anos a mais. O tal poder viria de uma estátua Jizo (Enmeijizoson) que transfere a longevidade aos ovos durante o seu cozimento nas águas termais.

Lenda ou não, o fato é que a maioria das pessoas que vão até Owakudani, acredita de verdade nos poderes medicinais do Kuro Tamago. Mais do que isso, acreditam que o Kuro Tamago é de fato um verdadeiro elixir da juventude e da longevidade.

Mas por ser cozido no enxofre não faz mal à saúde? Bom, apesar das cascas dos ovos ficarem pretas devido a uma reação química causada pelo enxofre, os especialistas dizem que os ovos podem ser consumidos sem problemas, já que pequenas quantidades de enxofre são frequentemente utilizados na medicina.

Owakudani Kuro Tamago

 

Os ovos são cozidos nas águas termais naturais a uma temperatura de 100 ℃. Toda a área tem um forte cheiro de ovos podres e portanto não é o local mais indicado para ser visitado por pessoas que tenham um estômago mais sensível.

 

Apesar do enxofre causar um odor nada agradável, pouco interfere no sabor do ovo, segundo quem já provou. Ao descascar o ovo, o que se encontra é um ovo cozido como qualquer outro, embora digam que a diferença está nas propriedades especiais do Kuro amago, que ajudam a melhorar a saúde geral e a expectativa de vida.

Porém, segundo a lenda, só se pode comer no máximo dois ovos e meio para garantir 17,5 anos de sobrevida. Ou seja, não é recomendável comer mais do que isso. Só que ainda não descobri o porque. Agora fica uma pergunta no ar: Será que o Kuro Tamago é um dos segredos de longevidade dos japoneses?:lol:

Kuro Tamago (Ovo Preto) em Owakudani

~ by dineyinsights on February 22, 2014.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: