A sentença de um sábio juiz

Havia um camponês na antiga China que era vizinho de um caçador. Seu vizinho tinha cães ferozes que não estavam bem treinados e, muitas vezes, pulavam a cerca e corriam atrás dos cordeiros do camponês. O camponês pediu ao vizinho para manter seus cães afastados, mas seu pedido foi ignorado.

Um dia, os cães pularam a cerca novamente, atacaram e feriram gravemente os cordeiros.

O camponês, cansado destes atentados, foi à cidade para ver um juiz, que ouviu atentamente a sua história e, em seguida, disse: “Eu poderia punir o caçador e dar instruções para manter seus cães acorrentados ou presos. Mas então você iria perder um amigo e ganhar um inimigo. O que você prefere um amigo ou um inimigo próximo a você?” O agricultor respondeu que preferiria ter um amigo.

“Bem, então vou oferecer uma solução que irá permitir que você mantenha seus cordeiros seguros e também mantenha o seu vizinho e amigo.” Tendo ouvido a solução do juiz, o camponês concordou.

Quando o camponês retornou a sua casa, imediatamente testou as sugestões do juiz. Levou três dos seus melhores cordeiros, e deu aos três filhos pequenos do seu vizinho que estavam muito felizes e começaram a brincar com eles. Para proteger os novos ‘brinquedos’ de seus filhos, o caçador construiu uma gaiola forte para os seus cães e desde então os cães nunca mais incomodaram os cordeiros do camponês.

Para mostrar sua gratidão pela generosidade do camponês, o caçador frequentemente partilhava o que ele tinha caçado com seu vizinho. O camponês, da mesma forma, dividia com o caçador a carne de cordeiro e o queijo que ele preparava. Logo, os vizinhos se tornaram bons amigos.

Existe um ditado na China antiga que diz que “a melhor maneira de você pode ganhar e influenciar as pessoas é por meio de gestos de bondade e compaixão”. Outro ditado também diz, “Captura-se mais moscas com mel do que com vinagre.”

~ by dineyinsights on December 12, 2013.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: