O que é Chi ou Qi?

Uma das dúvidas mais comuns a  respeito ao Ch’i (qi ou ki para os japoneses) ou Energia Chi. Se este é o seu caso creio que esse texto lhe interessa. Vamos dedicar este artigo a este assunto tão profundo e, ao mesmo tempo, complexo.

images (58)

O significado etimológico do ideograma qi na sua forma tradicional mais conhecida é uma imagem do “vapor subindo do arroz enquanto cozinha”. É frequentemente traduzido como “ar” ou “respiração”, por exemplo, o termo chinês que significa “respiração” é tianqì, ou a “respiração do céu”

origem do ideograma chi - qi -ki

O Kanji  (forma de escrita japonesa) Ki  vem do ideograma chinês e tem a mesma descrição. Encontramos no dicionário 31 significados associados ao ideograma. Os mais usados são ar, sopro, essência, espírito, coração, éter, atmosfera, temperamento, sabor, etc, enquanto energia, tão comumente associado ao Ki no ocidente, tem outra denominação: Seiryoku em japonês; Néngyuán= em chinês. O Qi é um tipo de energia metafísica que circunda, permeia e existe na natureza e em todos os seres. Aqui no ocidente também é conhecida como energia vital, bioenergia, energia espiritual, cosmoenergia, etc.

Concepções filosóficas do qi são encontradas desde o início da história registrada do pensamento chinês.

O Chi é a essência da vida, força motivadora. É um conceito difundido na acupuntura, na medicina chinesa e no Feng- Shui. Ele inclui fenômenos desde a energia que move as ondas do mar, ao que os acupunturistas buscam aliviar com as suas agulhas, até o aura do ser humano.

O conceito de Chi floresceu no séc. XII, como conceito não-Confucionista, na obra de Chu Hsi. Para os chineses o Chi liga o espírito à substância.Ele ascende, desce, movimenta-se em todas as direções, incessantemente.O Chi leve, flutua como o ar (YANG).O chi pesado desce, para formar a matéria(YIN).O chi segue os padrões do TAO, mudando, expandindo-se, condensando-se, inalando e exalando.

Os dois tipos integram-se, formando um todo: o chi do homem é fortemente influenciado pelo chi do céu e da terra. Um dos objetivos da pratica do Feng-Shui da Alma é promover o alinhamento do individuo com as energias que fluem entre o céu e a terra.

O Chi não deveria ser visto necessariamente como uma força física da natureza. É uma energia difícil quase impossível de se descrever, podemos apenas sentir e compreender o que seja esta energia.

Podemos dizer que esta energia é sútil, elétrica, magnética, um campo de força que flui como a corrente de um rio, morna como o vapor ou algum outro tipo de energia sutil. Esta energia possui qualidades comuns com tudo isto e pode ser sentida de uma forma diferente e em diferentes situações. Tentar explicar esta energia com alguma outra energia física palpável e conhecida seria um erro.

A energia mais próxima conhecida que pode ser comparada ao Chi é o bio – eletro magnetismo, mesmo assim não há máquina que possam detectar o fluxo do Chi, porque para detectar o Chi precisamos experimenta-lo com a mente e sua percepção mais acurada, principalmente quando se trata desta energia circulando dentro do corpo humano.

images (57)

Vamos fazer uma aproximação biológica do que seria o chi.

As células do corpo humano basicamente necessitam para se manter e fazer suas reações químicas. O calor (energia) que é liberado cria em nosso corpo um sistema bioelétrico, que os chineses chamam de chi.

Esse calor circula no corpo e fora dele e aquece nosso corpo. É justamente pelo Qi ser produzido por essa reação química que ele acompanha também a circulação de oxigênio do corpo, que é carregado pelo sangue.

Esse sistema bioenergético é o que colabora e ajuda nas sinapses das células nervosas ao longo do corpo, carregando as informações de como nosso corpo se sente e do que necessita até o cérebro.

Qi refere-se à energia ou sopro vital que alimenta todas as células do corpo, circulando juntamente com o sangue, segundo a Medicina Tradicional Chinesa. O Chi surge do aquecimento da energia ancestral, gerada á partir do Jing pré-natal – paraíso anterior- (Kan), e da transformação dos alimentos e do ar absorvidos (Li)- paraíso posterior, conforme veremos á seguir no texto referente ao I Ching.

Quanto mais Qi equilibrado circulando no corpo, maior o nível de percepção corporal e de quais são suas carências. Quanto mais energia nosso corpo tem, menos reações ele precisa fazer, e mais fácil é evitar doenças e qualquer tipo de mal estar.

~ by dineyinsights on December 9, 2013.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: