O LHC (COLISOR DE HÁDRONS)

maq6
Depois de muito se falar no meio científico sobre o LHC (o famoso acelerador de partículas, instalado no subterrâneo de França e Suíça, que custou 10 bilhões de dólares e pretende recriar, em escala reduzida, o surgimento do universo), está na hora de prestarmos um tributo a ele: é a maior máquina já construída pelo ser humano. Com 27 km de comprimento, foi construída por mais de 10.000 cientistas, e segue em operação.
1894422
Apesar de ser construído para estudar partículas minúsculas, o LHC é a maior e mais complexa máquina já construída pelo homem. Ele tem uma circunferência de 27 km e está sob terreno Suíço e Francês.
Quando for ligado com toda a sua energia, trilhões de prótons irão percorrer o anel acelerador do LHC, mais de 11 mil vezes por segundo, viajando a uma velocidade equivalente a 99.9% da velocidade da luz. O LHC é capaz de 600 milhões de colisões de prótons por segundo.
Quando dois raios de prótons colidem, eles geram temperaturas 100 mil vezes maiores do que as do sol – só que concentradas em um espaço minúsculo. Mas, mesmo assim, o hélio líquido que fica circulando o LHC mantém a temperatura geral do sistema em torno de 270 graus Celsius negativos.
Para coletar os dados produzidos por 600 milhões de colisões por segundo, cientistas construíram aparelhos que medem a passagem do tempo em termos de bilionésimos de segundo. O sistema também pode medir a milionésima parte de um metro facilmente.
Os dados produzidos pelo LHC irão preencher cerca de 100 mil DVDs todo ano. Milhares de computadores ao redor do mundo estão conectados para ajudar a armazenar essa informação também.

~ by dineyinsights on November 14, 2013.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: