Saudação Chinesa

baoquanli
Em todas as culturas do mundo o ato de se cumprimentar faz parte dos costumes sociais de cada povo e existem ainda, dentro dos povos, grupos que se cumprimentam de maneira diferenciada.
No Wushu e na cultura chinesa também não é diferente, os chineses se cumprimentam fechando sua mão direita e cobrindo: a mão esquerda aberta, a uma distância de 20 a 30 centímetros do peito, mais ou menos na altura do queixo, quando a pessoa a quem você cumprimenta é uma autoridade ou uma pessoa mais velha que detém um grande conhecimento ou ainda seu professor deve-se inclinar a cabeça olhando para baixo, um sinal de respeito e humildade!
monks-salute
Existem duas histórias sobre o cumprimento chinês, a primeira delas diz que se cobre a mão que agride em sinal de amizade, respeito ou companheirismo. A segunda história refere-se a dinastia Ming (1368 a 1644 d.C.), época em que a China teve um de seus maiores desenvolvimentos culturais, onde a nobreza para se cumprimentar faziam este gesto que para eles tinha um significado de que a pessoa era instruída, pois obtinham o conhecimento do dia e da noite, fechando um círculo de instrução, a mão direita fechada representava o Sol, que na escrita chinesa é um círculo com um ponto no meio, e representava então, o conhecimento do dia. A mão esquerda cobrindo a direita, fechada em concha representava a Lua, que se representa na escrita chinesa com um “c” e representa o conhecimento da noite, então quando a mão esquerda cobre a direita é um sinal de junção onde a pessoa adquiriu o conhecimento do dia e da noite, então é uma pessoa informada, uma pessoa culta.
Com o surgimento da ópera esse gesto sofreu alterações, pois como o público ficava a uma certa distância do palco não conseguiam interpretar o gesto, então os artistas passaram a fazer o gesto do cumprimento com a mão esquerda aberta com a palma da mão e os dedos estendidos para que todo o público pudesse entender e esta alteração se mantém nas competições até os dias de hoje.
20110908205403251
Em alguns países da Ásia, se cumprimenta unindo as próprias mãos. No Japão as saudações se dão normalmente curvando a coluna e os apertos de mão são comumente feitos em conjunto com a forma tradicional de saudação.
Chinês(Cantonês): “Jo San” (早晨)(“Bom dia”), “Sik Jo Fan Mei” (食咗飯未) (literário, você já comeu? ), “Ha Lo” (哈佬) (“Olá”)
Chinês (Mandarim): “Ni Hao”(你好) (Ni quer dizer você, Hao é bom),”Zao An”(早安)ou “Zao Shang Hao”(早上好)(Bom dia),”Wan An”(晚安)(Boa noite)
Bahasa Indonésia: “Apa Kabar” (Como vai você?), “Selamat Pagi” (Bom dia – à manhã), “Selamat Siang” (Bom dia – o dia todo), “Selamat Malam” (Boa noite)
Japonês: “Ohayō gozaimasu” (お早うございます Bom dia – à manhã?) (quase sempre abreviado para simplesmente “Ohayō” (お早う/御早う?), “Konban wa” (今晩は Boa noite?), “Konnichi wa” (今日は Olá/Bom dia – para o dia inteiro?)
Coreano: “Annyeong hasaeyo” (안녕하세요) (Olá – mais formal)
Laociano: “Sa Bai Dee?” (Como vai você?)
Malaiala: “Namaskaram” (Sílabas: Na-mas-ka-ram), ‘Enthundu Vishesham”(“Como vai você?”), “Apa khabar” (“Quais são as novas?”)
Tailandês: “สวัสดีครับ/สวัสดีค่ะ” (“Sawasdee Krup/Sawasdee Ka”) (Homem/Mulher)
Tibetano: “Tashi Delek” (Que tudo corra bem)
Vietnamita: “Xin chào” (Olá), “Anh|Chị có khỏe không” (Como vai você?; Homem/Mulher)
Nas Artes Marciais

koszones
O cumprimento marcial simboliza nossas qualidades e atitudes. É uma demonstração de respeito e demonstra a vontade de sujeitar nossa atividade à determinadas regras. O
cumprimento sempre deve ser realizado antes de iniciar a prática e após o seu término.
No Tai Chi Chuan o cumprimento é feito com o punho (Bao Quan Li).Como executar o cumprimento de pé, com as pernas juntas e estendidas, a saudação se realiza levando as mãos em frente ao peito, com a mão esquerda aberta e a direita fechada, tocando palma da mão esquerda sobre as falanges da mão direita. A distância entre o peito e as mãos deve ser de 20 a 30 cm. A saudação verbal é Ni hao ( pronuncia-xie-hao)

A mão aberta (palma) simboliza nosso intelecto, enquanto que a fechada (punho) simboliza nossa força. O polegar da mão esquerda deve estar dobrado para dentro, o que indica que o praticante de Arte Marcial não é arrogante nem soberbo, e os quatro dedos dessa mão, estendidos e unidos, representam a moralidade e a inteligência, a constituição física e a habilidade, qualidades que o praticante de Arte Marcial tem que possuir, além de um sentimento nobre. O punho direito cerrado representa audácia e potência. A palma esquerda cobrindo o punho direito significa que a audácia não tem que dar lugar à discórdia, e que tem que se ter caráter para não violar as regras. Em
síntese: o cumprimento marcial chinês simboliza que a nossa força é dirigida pela nossa inteligência, que dominamos a arte mas não somos belicosos.
Home Salute Copy
Nas artes marciais chinesas existem diferentes tipos de cumprimento ou saudação, de acordo com a arma que estiver sendo utilizada, todos padronizados pela Federação Chinesa de Wushu. Apesar disso, diferentes escolas podem apresentar ligeiras variações, segundo sua interpretação do mesmo.

~ by dineyinsights on October 8, 2013.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: