Jade, um símbolo da cultura chinesa

HJ062E-1
Oito mil anos atrás, chineses habitantes do norte da China começaram a fazer brincos e colares com um tipo da pedra de cor verde ou branca. Desde então, ao jade foi dado conotações profundas. Ele representa as virtudes de inteligência, justiça e honestidade do Confucionismo, demonstra o espírito ideal supremo da cultura chinesa e diminui a distância entre o paraíso e a humanidade. O jade é ainda símbolo de felicidade, poder e riqueza. O bisavô do Imperador Qinshihuang trocou 15 cidades por somente um pedaço de jade.

Na China Antiga, os chineses viam o jade como um meio de se comunicar com os deuses. Até hoje, é mantido o hábito de usar pingentes de jade como talismã. Os ornamentos de jade são presentes populares entre amigos e familiares.
rings-burma-jade-plat
Para os chinese, o contato do pingente de jade com a pele daquele que o carrega os nutre mutuamente, pois a pele absorveria os microelementos da pedra, responsáveis pelo Yin e Yang do corpo humano. Desde a Dinastia Jin, o poder creditado ao jade fez com que ele se tornasse um ingrediente importante da medicina tradicional chinesa.

“Yu (玉)”, o carácter chinês para “jade”, sempre foi uma palavra popular entre os chineses por representar pureza e elegância. As expressões chinesas que envolvem “yu” normalmente expressam a sensação de uma linda mulher ou de um homem leal e justo. Por exemplo, diz-se de uma pessoa que não quer ceder que ela prefere “quebrar como jade do que manter-se seguro como gesso”.
images (49)

~ by dineyinsights on September 3, 2013.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: