Kati

Kati é uma simulação de luta muito praticada na maioria das artes marciais, o nome sofre algumas alterações dependendo da arte marcial praticada, no wushu é chamado de kati, nas artes marciais japonesas é chamado de kata, nas artes marciais coreanas é chamado de pumsae.

Origem
O termo “kati” é a forma cantonesa do termo em mandarim “jiàzi” (“架子”), que significa algo como a posição em uma configuração ou, então, uma estrutura. Normalmente, o termo é associado a estruturas como estantes com divisórias. No contexto do Kung-Fu, indica um encadeamento de movimentos.
O termo “tàolù” (“套路”), pouco utilizado pelos praticantes de Kung Fu no Brasil (em especial, no caso do estilo Shaolin do Norte), significa, literalmente, um caminho, rotina ou série de técnicas ou truques.
Apesar da semelhança sonora, não há proximidade etimológica entre “kati” e “kata”, nome genérico utilizado para identificar as rotinas nas artes marciais japonesas. Em japonês, “kata” se escreve “型”, termo que, em chinês, é lido como “xíng” (significando “tipo” ou “modelo”).
O termo “kati” é o termo popularizado fora da China para “tàolù”. O termo kati foi usado inicialmente pelo governo chinês quando o Kung Fu começou a se popularizar fora da China . Kata é um termo utilizado no Karatê para designar uma rotina de movimentos similar ao kati do Kung Fu. No Kung Fu, um kati consiste em uma rotina específica de movimentos para se: treinar técnicas específicas do estilo, fortalecer base, aumentar condicionamento físico, treinar concentração mental e equilibrar a energia do corpo (através de técnicas de respiração).

~ by dineyinsights on August 31, 2013.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: