Chineasy – Quer aprender chinês?

Nascida em Taiwan e filha de um calígrafo (professor de caligrafia), ShaoLan Hsueh desde sua infância encantou-se pela beleza e pela forma dos caracteres chineses, esses que para os estrangeiros são ilegíveis.
Nos últimos anos, ShaoLan criou um método simples e rápido para que as pessoas pudessem aprender chinês e assim popularizar sua língua nativa. Com um ‘naming’ que se encaixa perfeitamente com a proposta, foi criado o Chineasy.

download (2)
05_Chineasy
Como explica em uma apresentação no TED, um acadêmico chinês deve compreender 20 mil caracteres, porém como em todos os idiomas, não precisamos desse grupo completo para nos comunicar. Para a leitura cotidiana são necessários 1 mil caracteres chineses. Sendo que conhecer os primeiros 200, permite que o leitor consiga compreender 40% da leitura básica, como por exemplo entender sinalizações de trânsito e entender o contexto de notícias na internet e nos jornais.
ShaoLan ensina que à cada pequeno grupo de 8 caracteres (como esses acima) é possível construir 32 novos. E em pouco tempo um individuo adulto e não nativo poderá aprender 200 caracteres, como uma criança chinesa de 8 anos.

O Estadão afirma que o Chineasy já atingiu a meta no site de financiamento coletivo Kickstarter. E conseguiu arrecadar (até o momento) £123.000. O projeto tem tudo para dar certo, envolve design e empreendedorismo social. Dois temas atuais e que estão sendo aplicados em conjunto para benefício da educação.
Como de conhecimento popular ”uma imagem vale mais que mil palavras”… ou seria mais que 20 mil caracteres?

~ by dineyinsights on August 22, 2013.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: