Bruce Lee: ação e desejo

Bruce Lee Desenho
“A ação é a estrada principal para a autoconfiança e para a auto-estima. Onde ela está aberta, todas as energias fluem em sua direção. Ela vem prontamente para a maioria das pessoas, e sua recompensa é tangível. O cultivo do espírito é indefinível e difícil, e a tendência a isso raramente é espontânea, enquanto as oportunidades de ação são muitas.

A propensão à ação é característica de um desequilíbrio interno. Estar equilibrado é estar mais ou menos em repouso. A ação está por trás disso – um balanço dos braços para ganhar novamente o equilíbrio e manter-se boiando. E, se for verdade, como Napoleão escreveu a Carnot, que “a arte de governar é não deixar os homens estragarem”, então é uma arte de desequilíbrio. A diferença crucial entre um regime totalitário e uma ordem social livre talvez esteja nos métodos de desequilíbrio pelos quais sua população é mantida ativa e esforçada.

Os tempos de mudanças drásticas são tempos de paixões. Nunca poderemos estar preparados para o que é completamente novo. Precisamos nos adaptar, e em toda adaptação radical há uma crise de auto-estima: Passamos por um teste, precisamos nos revelar. Uma população sujeita a mudanças drásticas, portanto, é uma população de desajustados, e os desajustados vivem e respiram uma atmosfera de paixão.

Costuma-se dizer que o talento cria suas próprias oportunidades. No entanto, algumas vezes parece que o desejo intenso cria não apenas suas próprias oportunidades, mas também seus próprios talentos.

Aspirar a alguma coisa apaixonadamente nem sempre significa que realmente a queremos ou que possuímos uma aptidão especial para ela. Freqüentemente, aquilo a que aspiramos com mais paixão não é nada além de um substituto para algo que realmente queremos e não podemos ter. Geralmente é seguro prever que a realização de um sonho muito desejado provavelmente não acalmará nossa perturbadora ansiedade. Em todas as buscas apaixonadas, a busca de si conta mais do que o objeto desejado.”

A representação do dragão era a luta do céu contra o que estava errado na terra, representada pelo tigre

images (40)

Historicamente falando, o culto ao tigre vem, principalmente, de países asiáticos nos quais a presença desse animal era comum, até a caça predatória perigá-los de extinção. Estima-se que o item mais antigo encontrado na China com um tigre gravado tenha seis mil anos. A simbologia desse animal oferece diversos significados, como força, poder, beleza, orgulho, perigo, coragem, independência e liberdade. Devido ao comportamento agressivo do tigre, seu desenho pode significar também a escuridão existente dentro de uma pessoa.

Nota-se, principalmente em países como China e Japão, uma forte presença da simbologia do tigre e o dragão, que tem diversos significados. Entre eles, o equilíbrio: céu e terra, yin e yang. No Feng Shui, eles são totalmente opostos: o dragão é uma criatura auspiciosa, simbolizando prosperidade, enquanto o tigre é considerado um animal perigoso a ser temido e venerado. Ambos são altamente valorizados, cada qual com seu valor.

O tigre era o principal símbolo de devoção há milênios, com o desenvolvimento da agricultura, a população passou a se preocupar mais com o clima, e, crentes de que o dragão tinha o poder de controlá-lo, passaram a dar mais atenção a ele. Com o tempo, a criatura mística passou a ser dominante na devoção do povo, e o tigre, ainda importante, foi nomeado “Rei da Montanha”. Ainda na cultura chinesa, há a valorização do animal com o Signo do Tigre, cujos nascidos nessa época teriam capacidade de percepção aguçada e forte vocação humanitária.

Para os coreanos, o tigre é o rei dos animais. O Deus hindu Shiva é retratado montado em um tigre e vestindo pele desse animal. Lá, o tigre é visto como símbolo de poder e força, mas também de destruição e violência.

Em algumas partes do oriente, o tigre é um dos símbolos de grupos mafiosos e gangues e significa perigo, vingança e punição.
emblema tigre e dragão fundo azul+tao

~ by dineyinsights on August 22, 2013.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: